Sobre o Grupo Smart Fit
A Smart Fit é a maior rede de academias esportivas fora dos Estados Unidos, líder no segmento na América Latina e a 4ª maior do mundo. Em 2022, tinha cerca de 1 225 unidades no Brasil e em outros 14 países da região, além de mais de 3,7 milhões de clientes matriculados. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 27 estados. Criada em 2009, com sede em São Paulo, é a rede low cost / high value (HVLP) do Grupo Smart Fit, que também possui a rede de academias Bio Ritmo e O2 e abriu capital na Bolsa de Valores em 2021.
Além das academias HVLP, Smart Fit opera academias premium (Bio Ritmo) e estúdios (Race Bootcamp, Tonus Gym, Vidya Body & Mind, Jab House). A oferta de serviços premium pela Companhia é importante para o lançamento, desenvolvimento e aprimoramento de novos conceitos e tendências no mercado de fitness, de maneira consistente com o espírito de inovação contínua que sempre caracterizou a Companhia.
O Grupo tem investido em tecnologia para oferecer uma experiência ainda mais completa para seus clientes, priorizando equipamentos tecnológicos e com alta qualidade, oferecendo um aplicativo de aulas online (Queima Diária) e outro de dicas de nutrição (Nutri), que juntos já contam com mais de 365 mil usuários. Além de toda automação da gestão do negócio, desde as vendas, passando pela gestão financeira, até o controle de acessos dos clientes às academias.
O Desafio
O Grupo vem expandido de forma acelerada na última década – o número de academias cresceu 36% a.a. desde 2011 – e a necessidade de estar sempre em conformidade com as regras de compliance veio junto com o crescimento. Sejam padrões e controles requeridos para empresas listadas na Bolsa de Valores ou exigidos, de forma mais premente, para atendimento do PCI-DSS, ou ainda, mecanismos de segurança que ajudem a mitigar os riscos operacionais do negócio.
A Smart Fit vem adotando a digitalização, com as mais modernas soluções disponíveis no mercado de tecnologia, como base para o crescimento eficiente das empresas do grupo em escala global. Assim, surgiu a necessidade de modernizar os workloads core do negócio, transformando-os em Cloud-Native Platforms.
Os workloads a serem modernizados precisavam ser migrados, agregando os workloads sujeitos à certificação PCI-DSS em uma conta específica da AWS, com controles de compliance mais robustos. Todo o trabalho deveria ser entregue no prazo de 03 meses, um desafio colossal dada a complexidade dos sistemas. Como pano de fundo ainda havia a premissa de redução de custos com computação e ampliação da capacidade dos sistemas em termos de elasticidade, escalabilidade e redução da dependência com a infraestrutura.
A Solução
Em uma avaliação preliminar e pelo conhecimento prévio dos 06 workloads de outros trabalhos já realizados no cliente, a Veezor entendeu as condições e os desafios a vencer para tornar esta missão uma realidade de forma rápida e sem trazer impactos à operação do cliente.
Utilizando os serviços gerenciados da Amazon Web Services, em conjunto com os diversos times de desenvolvimento e infraestrutura da Smart Fit, procedemos com a transformação dos workloads utilizando o Veezor Maestro, nossa solução, de código aberto, que acelera a modernização através da automação da infraestrutura e conteinerização de aplicações em um pipeline completo de DevOps.
Como base nas melhores práticas de nuvem e em arquiteturas de referência separamos os diversos componentes dos workloads em core microservices que podem ser web, workers ou scheduled tasks; backing services como bancos de dados, sistemas de armazenamento, sistemas de cache e gateways de perímetro; e landing zone composta pela infraestrutura básica de rede, computação, segurança e CI/CD.
Dentre as soluções adotadas, destacamos o uso da estratégia SPOT para o ECS/Fargate, solução gerenciada de orquestração de containers da AWS, o que permitiu atingir os objetivos do projeto, fornecendo uma melhor relação custo/performance para os workloads.
Os Resultados
Uma vez vencidos os desafios de realizar o projeto num prazo muito curto de tempo e em conformidade com os exigentes requisitos de compliance, entregamos os workloads transformados em uma infraestrutura baseada em AWS.
Com a modernização das aplicações, conseguimos atingir os objetivos de melhorar a relação custo/performance reduzindo o custo total do cliente com a AWS em cerca de 33% (combinado a outras estratégias de gerenciamento de custos) e diminuindo os custos dos workloads transformados em 35%. E, principalmente, conseguimos atender às expectativas de conformidade da entidade certificadora de PCI-DSS.
Além do sucesso em atender às expectativas do cliente, o Veezor Maestro powered by AWS abre um leque de possibilidades para o negócio do cliente, permitindo ao negócio sua expansão e ampliar as suas iniciativas de ofertas de novos serviços e produtos que estão sendo continuamente desenvolvidas, focando nas funcionalidade das aplicações.