Análise de mídia sociais impulsionada por inteligência artificial

Quando o assunto é inteligência artificial, é impossível não lembrar de produções cinematográficas que fizeram história sobre o tema, como é o caso de “Exterminador do futuro” e “Eu, robô”.

Em nosso episódio de Papo.cloud, mais uma vez em parceria com Veezor.com, vamos mergulhar nesse contexto de I.A. para deixar você um pouco mais informado e tentar abranger uma questão que é desejo de todo Gestor de marca: Como medir a satisfação dos meus clientes, consumidores e colaboradores? Como está a reputação da minha marca, produto ou ação?

Neste artigo você verá:

  • O que é I.A.?
  • Você usa I.A. o tempo todo
  • Como saber o que estão falando de mim?
  • Gestão de marca.

O especialista que hoje nos visita, deixa claro que a incidência da Inteligência artificial, nos dias atuais, é muito mais rotineira do que aquilo que muitos acreditam e até mesmo imaginam. É só dar uma olhadinha no leque de ofertas de filmes que aparecem para você no seu feed de algum site por aí, que vai entender como é que esses procedimentos têm sido eficazes na organização da sua experiência enquanto visitante.

Você aí que tem lá seus quarentões, vai lembrar de quando ainda era possível entrar em uma videolocadora e ficar pegando embalagem por embalagem, lendo as sinopses dos filmes, até encontrar o título que você queria de verdade. Ora! Não lembro de entrar em salas exclusivas com painéis lotados de títulos exclusivos de minha preferência. Você lembra disso? É claro que não vai lembrar porque isso não existia naquela época, mas… as coisas mudaram para melhor.

Com a I.A., novos modos de gestão de “infoprodutos” e serviços ganharam espaço para proporcionar uma melhor qualidade na experiência dos usuários e clientes por todo o planeta. Nas novas videolocadoras virtuais com serviços de streaming, você já é recepcionado com aquele sucesso de bilheteria que passou o mês inteiro querendo assistir, de modo que você pode pensar: “Nossa! Como eles adivinharam? ”. Não é essa a sensação?

Certo! Vamos começar explicando a mágica da coisa, tentando passar um pouquinho sobre o que seria o conceito de… 

Inteligência Artificial

I.A. é uma tecnologia cujo a função é criar sistemas inteligentes, com capacidade para simular a inteligência humana. Desta maneira, a Machine Learnig é um subconjunto organizacional da Inteligência artificial, também conhecida como aprendizado de máquina; esta área evoluiu no estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.

Isso significa que dentro de todo um contexto de I.A., temos ainda um subconjunto que nos proporciona uma capacidade ainda mais ousada do ponto de vista da inteligência. Os filtros são mais detalhados e os resultados mais eficazes, dispensando toda uma criação de algoritmos específicos para cada situação.

Poderíamos ficar horas aqui exemplificando os usos dessa tecnologia no cenário atual, mas de uma maneira mais global, podemos citar a SIRI da Apple, o Google Home, o assistente do Google, a Alexa da Amazon e isso sem contar na detecção de objetos, usada nos carros autônomos, que está cada dia mais desenvolvido. Porém, o que nos mais interessou no papo com o especialista foi um detalhe crucial para compreendermos como essas tecnologias podem agregar valor no universo dos negócios, o…

Processamento natural da linguagem – PLN

A “PLN” é o recurso a que vamos aqui dar uma ênfase especial, sobretudo se você é gestor de marca e quer ter a sensibilidade em relação à imagem da sua empresa diante dos consumidores, colaboradores e outros nichos que possam interessar ao seu negócio.

Ela é uma subárea da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística que estuda as disfunções da geração de compreensão automática de línguas humanas naturais, de modo que ela incorpora várias técnicas a fim de realizar a interpretação da linguagem humana, passando por métodos estatísticos, abordagens algorítmicas e baseadas em regras, além de Machine Learning.

O processamento natural da linguagem, refere-se à eficácia na percepção linguística que a inteligência artificial executa nas redes, de modo que podemos representar de maneira mais concreta, para que fique bem exemplificado e que todos possam ter acesso a esse conhecimento, o uso da estratégia no Twitter.

Vamos supor que sua empresa promoveu o lançamento de um determinado produto e há alguns minutos, o principal comercial daquele lançamento foi ao ar. De repente, uma chuva de hashtags, relacionadas à campanha do produto, é lançada na rede social.  A partir daí nós temos um excelente ponto de pesquisa para nos basear a respeito dos índices de satisfação ou insatisfação, um prato cheio para a Gestão de marca. Isso é excelente, não é mesmo? Agora … e se você puder, além de coletar essas estatísticas baseadas em hashtags, coletar dados a partir das palavras digitadas?

É exatamente essa ferramenta revolucionária que um Gestor de Marca sempre quis, aliás, ter a oportunidade quase que imediata de reparar possíveis erros ou alimentar os acertos, é uma façanha que está ao alcance das empresas e pode proporcionar um avanço gigantesco na otimização de campanhas de marketing, dar muito mais fluidez e aumentar a segurança nos projetos e lançamentos de produtos e serviços.

Medir os sentimentos nas redes sociais com análise em tempo real é tudo que uma empresa precisa para se precaver com relação à sua imagem e promover ou remover possíveis investimentos, de acordo com acompanhamento do sentimento expressado nas redes e os objetivos desejados pela empresa.

Além do mais, a tecnologia vai mais adiante e abarca também o cenário político, a fim de obter um reconhecimento da popularidade de um determinado órgão ou gestor, fornecendo subsídios para que as equipes de Gestão da Marca de determinados candidatos possam reparar os baixos índices de popularidade ou manter os bons índices.

Tudo isso baseado nas conversas e registros escritos em língua portuguesa, ou qualquer outra língua, com o objetivo de fomentar a eficácia no direcionamento das ações realizadas pelas empresas ou outros órgãos interessados nesses dados coletados.

Agradecimentos

Lembrando que nós, aqui do Papo.cloud, em parceria com a Veezor, estamos sempre à disposição para sanar possíveis dúvidas e sempre dispostos a indicar os melhores parceiros de negócios que porventura sua empresa ou equipe possa precisar.

Contamos com o seu apoio nas redes sociais, sempre lembrando que seu comentário é muito importante para enriquecer cada vez mais nossas parcerias de sucesso e diante disso, deixamos os nossos sinceros agradecimentos por sua visita.

E aí?! Tá na Nuvem?