Buscar
  • Paulo Fagiani

Startup nordestina fez mais de 1 milhão de entregas usando a AWS

Sobre a Bee Delivery

A Bee Delivery é uma startup Brasileira de entrega sob demanda, fundada na cidade de Mossoró no estado do RN em 2018. Com a missão de conectar empresas com entregadores através de uma plataforma digital que permite realizar de forma rápida, fácil e segura a entrega de seus produtos aos seus clientes. Atualmente presente em 24 estados da federação e em mais de 60 cidades, já se prepara para sua expansão internacional ao alcançar a marca de 1 milhão de entregas e a parceria estratégica de integração com o iFood.


O Desafio


O objetivo da Bee era escalar para atender a crescente demanda de novos clientes e entregas contratadas a todo instante em sua plataforma ao mesmo tempo que precisava otimizar a performance e disponibilidade para manter o nível de qualidade e focar em garantir que tudo isso acontecesse em um ambiente seguro. A empresa estava utilizando uma infraestrutura monolítica em um datacenter e já chegando ao limite da capacidade vertical de recursos. Após entender que precisavam mudar a abordagem, em Outubro de 2018 a Bee contratou a Tink! para apoiá-los neste grande desafio.


Nossa Abordagem


Entendendo as necessidades da Bee, a nossa solução passou pela migração de todos os recursos para a AWS e a transformação da plataforma para que pudesse então se beneficiar da oferta de serviços gerenciados e capacidade de capilaridade com múltiplas zonas de disponibilidade para escalar horizontalmente dadas as necessidades peculiares do negócio que incluem horários de grandes picos e outros de maior ociosidade. Foram implementados ambientes de teste, homologação e produção utilizando serviços como o CodeDeploy em frotas de instâncias EC2 Spot auto escaláveis para filas e interface da plataforma web balanceadas com ALBs usando Launch Templates. Foram ainda provisionados e configurados serviços como o RDS Aurora para persistência com réplicas de leitura auto escaláveis, clusters ElastiCache para cache e o S3 para armazenamento geral. Centralizamos todos os logs através do CloudWatch, definindo alarmes para alertar de condições adversas e insights.


Os Resultados


Em apenas duas semanas de projeto, a plataforma já passou a funcionar totalmente na AWS utilizando-se de uma infraestrutura robusta e pronta para a nova fase proposta. Ao longo destes dias, foram feitas mudanças na aplicação que permitiram o benefício de uma perspectiva de crescimento exponencial do negócio. Dentre os resultados alcançados, podemos citar:

  • O aumento da disponibilidade da aplicação em horários de pico;

  • A elasticidade da infraestrutura;

  • Redundância dos serviços provisionados;

  • Política de continuidade (backup e restore);

  • Autonomia da equipe interna para realizar mudanças e melhorias na aplicação;

  • Camada de serviços integrada;

  • Entrega contínua de novas versões da aplicação sem interrupções;

  • Custo otimizado para um volume crescente de demanda.

1 visualização0 comentário
Veezor%20Logo%20Transparente_edited.png

66 West Flagler Street

Miami - FL, EUA

Rua Fradique Coutinho, 160

São Paulo - SP, Brasil

Av. Amintas Barros, 3700

Natal - RN, Brasil

  • LinkedIn ícone social
  • Twitter

Copyright © 2021 Veezor