Como a HardCoreFX acelerou suas produções 3D/NFT em tempo recorde

Sobre a HardCoreFX

A HardCoreFX é uma empresa especializada em efeitos 3D com foco em apoiar outros estúdios e produtoras de vídeos a aperfeiçoarem suas produções.

O Desafio

Com o objetivo de aumentar a produtividade do time, a escala de suas produções visuais e automatizar a renderização de um volume crescentes de criações NFTs (Non Fungible Tokens), sem que esse crescimento impactasse por demais o fluxo de caixa da empresa, a HardCoreFX necessitava montar sua Render Farm própria na nuvem, de modo a substituir a estrutura existente no on-premises e a fugir dos elevados custos dos Render Farms as a service de mercado.

O prazo para o provisionamento da infraestrutura e desenvolvimento das automações era exíguo e os requisitos eram recheados de detalhes altamente complexos e de difícil implementação. O Render Farm precisava ter a capacidade de renderizar os projetos visuais e os NFTs em tempo recorde, na medida em que deveria ser elástico, desativando-se quando não estivesse mais em uso, para evitar despesas desnecessárias.

A Solução

A equipe da HardCoreFX, com o apoio da Veezor, conseguiu desenvolver todas as atividades do projeto, disponibilizando duas Render Farms prontas para uso em 30 dias.

Em cooperação com a Amazon Web Services, se valendo de seus diversos serviços e soluções, a Veezor prontamente disponibilizou ao time criativo do cliente um ambiente propício para acelerar a renderização de suas produções visuais.

O Render Farm funciona em ambiente dinâmico com escalabilidade automática, o que deixou o processamento das produções tridimensionais mais rápido e simplificado, de acordo com o processo criativo do cliente.

Os Resultados

Além dos aspectos já citados, toda arquitetura foi montada para ser robusta, com grande disponibilidade de recursos computacionais e provisionada sob demanda de acordo com as necessidades do cliente. Para atingir os requisitos do cliente foi criado um pipeline customizado para a criatividade do cliente. Tudo em um curto espaço de tempo e com uma ótima relação custo-performance. A arquitetura, hoje testada e aprovada pelo cliente, proporcionou uma solução com custo-benefício otimizado, alto desempenho, resiliente e escalável.

De acordo com o CEO da HardcoreFX, Guilherme Casagrandi, os custos e o tempo para produção do vídeo acima seria muito maior, quando comparamos a estratégia utilizada na nuvem com o os render-farms tradicionais, pois na AWS “temos uma quantidade maior de máquinas a disposição e podemos manter a instância de gerenciamento sincronizando continuamente os arquivos de produção, no momento de soltarmos o render, os arquivos já estão lá, o que acelera o processo, pois não há necessidade de fazer upload de arquivos como em uma render-farm tradicional”.