Buscar
  • Paulo Fagiani

Blog de maior audiência do estado do Rio Grande do Norte está na nuvem da AWS

Atualizado: Abr 17


Sobre o Blog do BG

Idealizado há 10 anos por Bruno Giovanni, empreendedor potiguar, o Blog do BG é hoje um dos principais meios de comunicação e notícias do estado do Rio Grande do Norte. Com a missão de trazer a verdade acima de tudo e sendo conhecido como o blog mais ácido do RN, vem alcançando um crescimento de audiência relevante nos últimos anos chegando a mais de 500 mil visitantes e superando os 2 milhões de visualizações mensais. Iniciado como um projeto pessoal, atualmente conta com uma competente equipe de jornalismo, redes sociais, e produção de programas em áudio e vídeo.


O Desafio


Com o crescimento acelerado, a forma que os recursos disponíveis nos datacenters tradicionais são provisionados se tornaram um gargalo na capacidade de escalabilidade necessária para suprir o padrão de demanda de audiência sazonal do portal. Manter servidores de grande capacidade ligados o tempo todo trazia um custo desnecessariamente elevado e começava a se tornar um impeditivo. Entendendo que havia espaços para melhoria, a Veezor foi procurada pelo Blog do BG para buscar uma estratégia otimizada que viesse a proporcionar economia sem perder performance.


A Solução


Analisando os padrões de acesso, a solução proposta pela Veezor envolveu além da migração, uma transformação de aspectos essenciais da aplicação como a guarda dos arquivos em storage compartilhado do S3, a alocação de sessões e cache em serviço de memória ElastiCache Redis, a personalização da busca com o ElasticSearch e a padronização de instalação de dependências via processo de build e deploy que foi automatizado e que permitiram o funcionamento paralelo de vários containers menores no ECS usando Fargate Spot e o provisionamento sob demanda automatizado feito de forma horizontal, acrescentando-se então um balanceador de carga para transparentemente gerenciar as requisições sem afetar a experiência do usuário final bem como as operações da redação. Fizemos o upgrade da base de dados para utilizar RDS Aurora que trouxe um ganho significativo de performance utilizando uma instância equivalente à anterior.


Os Resultados


Um projeto de curta duração que proporcionou uma mudança significativa, reduzindo custos, ampliando a resiliência, utilizando a nuvem da AWS com um infraestrutura redundante e escalável. Feita dentro do cronograma e curto prazo estabelecido pelo cliente, esta entrega possibilitou uma campanha de comemoração do decênio do portal envolvendo diversas mídias e suportando toda a audiência recebida. Dentre os benefícios mais importantes, podemos destacar que a migração ocorreu sem interrupções na disponibilidade do site, a diminuição do uso computacional dos servidores de aplicação e a diminuição da instância de bancos de dados, fruto dos ajustes de cache. O site agora possui uma busca mais completa, mais relevante e com resultados imediatos, entregando uma melhor experiência para o usuário.

63 visualizações0 comentário