ALE lança novo portal institucional e de geração de negócios na nuvem da AWS

Sobre a ALE

Com a missão de fazer parte do dia a dia das pessoas nos postos de serviço, a ALE busca reinventar a relação com os seus consumidores. No

mercado há 25 anos, é hoje a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil. Tem uma rede de mais de 1500 postos que geram mais de 12 mil empregos diretos e indiretos e atendem mais de 6 mil clientes por mês, com 45 bases espalhadas pelo país, e mais de 200 caminhões próprios.

O Desafio

Diante das constantes mudanças e desafios do mercado, a ALE Combustíveis se mantém em uma constante busca por ampliar a sua capacidade de alcance através das mídias digitais e redes sociais, bem como o atendimento, tanto aos seus clientes, quanto aos parceiros, colaboradores e usuários. Com uma infraestrutura majoritariamente baseada em data-centers próprios, entendeu que o projeto precisava da escala distribuída da nuvem para proporcionar uma experiência adequada aos seus clientes sem a necessidade de um amplo investimento antecipado em equipamentos. Para alcançar este objetivo, escolheu a Veezor, parceira da AWS para provisionar toda a infraestrutura necessária para suportar a demanda crescente da companhia.

Nossa Abordagem

Como em todo grande projeto, sincronizar e coordenar as atividades compartilhadas das equipes multidisciplinares dos diversos participantes que incluem as agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de software e os times de segurança da informação e infraestrutura é uma questão crucial para o sucesso. Devido a nossa estrutura horizontal e disponibilidade contínua, conseguimos atuar sempre quando necessário e assim acelerar as entregas. Construímos uma infraestrutura na AWS, escalável, utilizando EC2 e Auto Scaling, adicionando um ALB para transparentemente gerenciar as requisições web, sem afetar a experiência do usuário final. Para sustentar o ciclo de desenvolvimento dos app e sites construídos por empresas parceiras, fizemos integração dos repositórios de código, promovendo a entrega contínua do ambiente com CodeDeploy. Utilizamos RDS para gerenciar os bancos de dados e assim manter toda a sustentação desses recursos, como backups e atualizações de segurança, utilizando o modelo de responsabilidade compartilhada da AWS.

Os Resultados

Atendendo a todos requisitos de várias partes interessadas, conseguimos entregar uma infraestrutura que se torna estratégica para a empresa, que consegue avançar em direção a nuvem e ao mesmo tempo integrar diversos times sem perder a confiabilidade, segurança e privacidade exigidos. Além de todos benefícios de negócio, sem romper com as exigências de todas partes, conseguimos alcançar os seguintes benefícios:

  • Aumento da disponibilidade das aplicações e sites
  • Elasticidade da infraestrutura
  • Redundância dos serviços provisionados
  • Política de continuidade (backup e restore)
  • Entrega contínua de novas versões da aplicação por empresas parceiras